BMW M4 GTS - Água faz a diferença
Aerodinâmica. Para reduzir a resistência do ar e melhorar a refrigeração o spoiler anterior foi redesenhado para melhorar a circulação de ar. Para aumentar o apoio aerodinâmico foi criado um lábio inferior retráctil, para uma utilização em pista.
A imponente asa traseira tem incidência regulável, para aumentar a carga sobre o eixo posterior de acordo com o tipo de traçado. Paralelamente, a cura de emagrecimento do M4 foi radical e incidiu em grandes painéis como o capot anterior de alumínio que deu lugar a plástico reforçado a fibra de carbono, que também surge no tejadilho e em ínfimos detalhes como os puxadores das portas. Os bancos de competição pesam metade dos de série e o sistema de escape é em titânio. A BMW conseguiu reduzir o peso do GTS face ao M4 de série em 62 kg.
Injecção de água. O motor 3.0 de seis cilindros não é uma novidade, e os dois turbos que permitem garantir potência num largo espectro de utilização também não. Mas para garantir 500 cv de potência às 6 250 rpm (limite às 7 250 rpm) houve uma grande evolução tecnológica ao nível da injecção. Para além da mistura ar/gasolina também é injectada água nos colectores. Essa água vaporiza permitindo reduzir a temperatura da mistura (25 graus) e a densidade do ar que chega aos cilindros. Uma mistura mais rica garante maior potência. Até parece simples, mas não é. Basta pensar em detalhes como a necessidade de criar um depósito para a água, que é utilizada na injecção, que acabou por ser colocado sob a plataforma da bagageira.
Cockpit. Quem conhece o habitáculo de um BMW não estranha o posto de condução do M4 GTS, mas o volante forrado a alcântara, as bacquets de competição, o arco de protecção, semelhante aos dos carros de competição, e a ausência do banco traseiro mostram que este BMW é muito diferente de qualquer outro.
Performances. O "launch control" para arranques com as rodas a fumegar não poderia faltar e contribui para que seja possível passar de 0 a 100 km/h em meros 3,8 segundos, um valor que à partida tem mais a ver com modelos da Porsche ou da Ferrari. E, tal como estes super-desportivos, a velocidade máxima é estonteante: 305 km/h.
O BMW M4 GTS tem jantes distintas no eixo dianteiro (19") e no traseiro (20’’), que montam pneus específicos Michelin Pilot Sport Cup 2 de 265/35 R19 à frente y 285/30 R20 e atrás. Para garantir uma travagem digna de um carro de competição, os travões de série são carbocerâmicos.
FICHA TÉCNICA
MOTOR 6 cilindros biturbo
CILINDRADA 2 979 cc
POTÊNCIA MÁXIMA 500 cv/6 250 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 600 Nm/4 000 rpm
RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA 3,17 kg/cv
VELOCIDADE MÁXIMA 305 Km/h
0 A 100 KM/H 3,8 s
CONSUMO MÉDIO 8,8 litros/100 Km
EMISSÔES DE CO2 199 g/Km